MBA em Finanças e Controladoria: por que as empresas buscam essa formação?

Você já deve ter visto um negócio que vinha dando certo há tempos falir e fechar de repente, e deve ter se perguntado “como isso teria acontecido?”. Quando a gestão financeira é ineficiente, é o que pode ocorrer com uma empresa.

Para evitar que isso aconteça, é imprescindível que a organização possua um profissional com MBA em Gestão de Finanças e Controladoria. Capacitado para atuar em consultoria e gestão das organizações de diversos setores, esse profissional tem as habilidades necessárias para manter saudável a gestão financeira do empreendimento.

Um MBA em Finanças e Controladoria, ao contrário do senso-comum, não é um curso voltado apenas a quem trabalha na área de finanças. Outros profissionais de outras formações (médicos, engenheiros, advogados, jornalistas, arquitetos etc) que tenham interesse por empreendedorismo e gestão estratégica podem ter muitos benefícios com essa formação.

 

Perfil

O papel do gestor mudou muito nos últimos anos. Passou de um controle simples para planejamento de estratégias e tomada de decisão, trazendo valor à empresa. Essa mudança de função ocasionou também uma mudança no perfil do profissional. Entender de números e ser capaz de interpretá-los, além de ter um perfil analítico, é o mínimo exigido. Mais do que isso, o mercado também procura por uma pessoa bastante criativa, capaz de propor soluções rapidamente e apontar caminhos inovadores.

Outras características que formam um bom perfil de um gestor interessado nessa área são (fonte: Blog CEEM):

  • Ter boa capacidade de comunicação e negociação, para saber dialogar e interagir com pessoas dos mais diversos setores da empresa;
  • Capacidade de calcular e assumir riscos – riscos maiores podem levar a ganhos maiores, assim como perdas;
  • Deve entender quais são os momentos para ser mais ousado ou mais conservador;
  • O profissional precisa ser ético para cumprir com seus deveres profissionais e civis, sem tirar vantagem do próprio cargo;
  • Ter um bom emocional para a tomada de decisões e para saber lidar com pressão;
  • O profissional precisa ser proativo, para buscar as melhores alternativas e soluções;
  • Eficiência, para encontrar essas soluções em tempo hábil;
  • Disciplina, para perseguir as metas e encarar os desafios;
  • Perfil de liderança também se faz necessário;
  • Por fim, capacidade de entender quando é a hora de mudar de estratégia, se isso for o melhor para o empreendimento.

 

Pós-graduação em MBA em Finanças e Controladoria

A FASU-Unigrad oferece o curso de MBA em Finanças e Controladoria, visando capacitar profissionais para atuarem em consultoria e gestão das organizações dos diversos setores, proporcionando aperfeiçoamento, crescimento profissional e melhoria da gestão dos negócios das organizações.

Saiba mais sobre o curso em www.unigrad.com.br. Venha para a FASU-Unigrad!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *