Como criar um plano de carreira?

Ter objetivos, ambição e saber o que quer é crucial para o sucesso de sua carreira. A criação de um plano de carreira é uma ótima maneira de definir seus objetivos e como você vai alcançá-los. Veja algumas etapas-chave para te ajudar a desenvolver o seu plano de carreira:

  1. Onde você está agora?

Para se chegar a algum lugar, primeiro é preciso saber onde você está no momento atual. Avalie a sua situação de trabalho atual e pense sobre a sua personalidade, suas preferências, suas habilidades e seus valores. Se pergunte:

  • O que me motiva e o que eu gosto de fazer?
  • Quais são os meus atributos pessoais e as prioridades de estilo de vida?
  • Quais são meus pontos fortes e fracos?
  • O que eu procuro em um emprego?
  1. Onde você quer estar?

Com base na sua autoavaliação, agora você pode começar a formular ideias sobre o tipo de vagas/indústrias que você gostaria de trabalhar. Comece a pensar em todas as possibilidades que vêm à mente.

  1. Como você irá chegar lá?

Agora que você tem uma ideia de onde você quer ir, é hora de descobrir como você pode chegar lá. Faça a si mesmo as seguintes perguntas para ajudar a detalhar seus objetivos em metas menores e mais gerenciáveis para o seu plano de carreira:

  • O que eu quero alcançar nos próximos seis, doze, dezoito meses?
  • Como e quando eu vou alcançar meus objetivos de formação e educação?
  • Como e quando ganharei as habilidades adicionais e experiência que eu preciso?
  • Como posso expandir minha rede, e quando?

Depois de ter estabelecido seus objetivos e como alcançá-los, você deve ter um caminho claro a seguir. Mas lembre-se: é importante monitorar o seu progresso e seguir seus objetivos, mas também é importante reavaliar seu plano de carreira e mudar de direção se novas e melhores oportunidades surgirem!

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