Por que um arquiteto PRECISA de uma especialização?

Os arquitetos fazem parte de cada fase do processo de criar uma nova estrutura, desde a concepção da ideia para o projeto até a tarefa de comunicar-se com os clientes e supervisionar o processo de construção para assegurar-se de que o resultado final é satisfatório. Eles projetam e supervisionam a construção de prédios, casas e outras estruturas usadas como moradia, comércio, abrigo etc. e precisam ser profissionais altamente qualificados, responsáveis pela segurança e funcionalidade de cada projeto que assumem.

Para tal, é extremamente necessário que o profissional em arquitetura procure se especializar em uma determinada área. Além de ajudarem a definir com que tipo de mercado você quer trabalhar e reduzir a concorrência, já que é possível oferecer tipos diversos de serviço ou consultoria, uma especialização pode ser o diferencial dos profissionais neste mercado cada vez mais disputado.

Uma pesquisa realizada pela Catho em 2018 mostrou que, no Brasil, um curso de especialização pode elevar o salário do profissional em até 50,17%. Quanto maior for o cargo, mais a pós-graduação influencia na remuneração. Por exemplo, entre cargos do alto escalão, o salário de um profissional pós-graduado chega a ser até 90% maior que o daqueles que não têm essa formação.

A especialização também costuma ser pré-requisito para alguns cargos em concursos públicos, além de ser critério de classificação e desempate. No empreendedorismo, os conhecimentos reforçam o olhar crítico e criativo, essencial aos negócios.

Estar preocupado com o meio ambiente, apresentar soluções criativas para problemas na cidade ou utilizar tecnologias a fim de otimizar os projetos são os principais pontos que têm revolucionado o mercado e que prometem trazer inovações para a área. Uma especialização de qualidade fará com que esse profissional desenvolva um olhar mais apurado para encarar e solucionar esses desafios com criatividade e fluidez.

Especializações como Design de Interiores e Projetos de Acústica e Iluminação têm bastante procura no mercado. O designer de interiores é o responsável por projetar espaços internos de casas, prédios comerciais, shoppings, cinemas, etc. Além de beleza, o profissional precisa levar em conta a funcionalidade dos móveis e outros elementos que irá colocar no projeto, priorizando também o conforto dos indivíduos que utilizarão aquele espaço. Por exigir muita criatividade, é muito importante que o profissional se mantenha atualizado e conheça as tendências de mercado e de design.

O especialista em Acústica e Iluminação vai elaborar projetos para diversos ambientes, como escolas, auditórios, teatros, cinemas, bares e restaurantes, igrejas, estúdios musicais e até mesmo áreas urbanas. Sabia que organizar a acústica e iluminação de um home theater para uma casa, que passe conforto, comodidade e sensação de cinema para os moradores ao assistirem a um filme, pode ser projetado por esse profissional?

Então, tá esperando o que para se inscrever em uma dessas pós-graduações aqui na FASU-Unigrad? Acesse www.unigrad.com.br e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *